Durante a pandemia, alguns hábitos foram incorporados pelas marcas e consumidores, inclusive aqueles relacionados ao reaproveitamento e destino final das roupas. Um estudo realizado pela LabFresh revelou a quantidade de peças que a Europa queima e descarta anualmente, trazendo à tona atitudes que afetam negativamente o meio ambiente. Reconhecida como uma das principais capitais da moda, a Itália atingiu o patamar do país que mais produz resíduos têxteis.
Por outro lado, uma pesquisa realizada pela empresa de energia elétrica SaveOnEnergy analisou como os países do continente europeu estão agindo em prol da reciclagem dos itens de vestuário. Nesse estudo, o destaque ficou por conta da Irlanda, que está bem à frente no quesito sustentabilidade. Vem comigo conferir o que está mudando!
Bons hábitos de sustentabilidade não são novidade na Irlanda. Desde o final dos anos 1990, as taxas de reciclagem têm aumentado drasticamente devido aos esforços da população. Em 2008, esse foi o país europeu com a maior reciclagem de eletrônicos, segundo a empresa britânica Environmental Protection Agency (EPA). Agora, a nação conquistou o topo da lista entre os países da Europa que mais reciclam roupas e acessórios.
O novo levantamento, realizado pela SaveOnEnergy, revela um ponto positivo no comportamento dos consumidores. Enquanto as compras on-line disparam mundo afora, no último mês, cerca de 12.670 pessoas pesquisaram assuntos relacionados à reciclagem de roupas no Google, de acordo com dados da plataforma, comprovando que a tendência está em crescimento.
Segundo a empresa de serviços de limpeza britânica End of Tenancy Cleaning, ocorreu um aumento de 500% nas pesquisas relacionadas ao tema. Perguntas como “quando os centros de reciclagem serão abertos” e “como reciclar roupas” estão entre as mais buscadas.

JUAMPITER VIA GETTY IMAGES

MICHEL TRIPEPI / EYEEM VIA GETTY IMAGES
Os consumidores da Irlanda mudaram os hábitos

MASKOT VIA GETTY IMAGES
Diversos clientes de moda têm se interessado mais em como descartar as peças

ELVA ETIENNE VIA GETTY IMAGES
Alemanha e Holanda também colaboraram com as buscas no site para tirar dúvidas de descarte das roupas, com 9.390 e 6.840 buscas, respectivamente. Os clientes que residem por toda a Europa têm colaborado a favor da sustentabilidade, uma macrotendência forte que não sairá de moda.