Home Econews Iniciativa de reciclagem de isopor(R) é testada no conceito de solução para cidades inteligentes

Iniciativa de reciclagem de isopor(R) é testada no conceito de solução para cidades inteligentes

por admin

Recolhimento e reciclagem deste material promove a economia circular na prática. A ideia é que, futuramente, seja ampliado para outras cidades e estados

O Projeto Isopor® Amigo, que objetiva conscientizar e promover junto ao público a reciclagem de bandejas e recipientes de isopor® utilizados para embalar refeições e alimentos, foi lançado em fevereiro deste ano, no Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado no Perini Business Park, em Joinville (SC). A iniciativa, que conta com o apoio da Termotécnica, foi realizado antes do projeto Perini City Lab, que acontece no ambiente do Perini Business Park. Entre as propostas, o projeto visa promover a economia circular na prática. O EPS é um tipo de plástico, mais conhecido pela população como isopor®, o material pode ser totalmente reciclado, desde que seja descartado corretamente e destinado para reciclagem.

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, do Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina (Simpesc), e representante da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRPLAS), informa que o Perini City Lab, é o primeiro balcão único do Brasil de soluções para cidades inteligentes, um projeto do Ágora Tech Park. “Como Living Lab – permite que empresas, desde startups até multinacionais utilizam a infraestrutura do Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América Latina -, como campo de testes para tecnologias e iniciativas voltadas às cidades inteligentes. São 2,8 milhões de m², 15 milhas de ruas internas pavimentadas, com circulação diária de mais de 8 mil pessoas ”, explica.

O executivo comenta que como uma “cidade privada em ambiente controlado”, o parque é perfeito para desenvolver, validar, implantar e demonstrar soluções e programas para melhoria da qualidade de vida de quem mora nas cidades, permitindo que sejam realizadas simulações antes de levar para os ambientes públicos, que têm suas particularidades em termos de legislação e políticas a serem atendidas.

“Sem inovação e parcerias para apoiar uma rápida urbanização, as cidades do futuro não capazes de dar suporte aos seus cidadãos, principalmente os mais desassistidos e vulneráveis. E a geração e destinação do lixo que pode ser reciclado e reaproveitado como matéria-prima é um dos problemas que se agravam cada vez mais nas principais cidades. No entanto, o uso de dados, tecnologia e integração entre os atores da cadeia gera um grande potencial econômico para soluções inovadoras e melhoria da vida urbana ”, avalia Schmidt.

Segundo o executivo, é um movimento necessário para repensar a inovação e a sustentabilidade como coirmãs. Neste ecossistema integrado, as soluções e programas são desenvolvidos, testados, modificados e entregues ao mercado, ao poder público e à sociedade com velocidade e efetividade. “Como mais uma iniciativa em teste no Perini City Lab, o Projeto Isopor® Amigo conta com a instalação de PEVs (pontos de entrega voluntária) para recolhimento e reciclagem deste material no Ágora Tech Park, nas empresas e em espaços comuns do parque”, informa.

“O projeto Isopor® Amigo vem a compor o ecossistema de sustentabilidade do Perini City Lab e se une aos projetos de coleta de lixo seletivo e de lixo eletrônico que já acontecem no parque, reforçando toda a nossa preocupação, responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, reforça Jean Vogel, diretor executivo do Ágora Tech Park.

Além disso, Vogel conta que o Perini Business Park e o Ágora Tech Park de primeira hora se prontificaram a sediar uma ação concreta para o Projeto Isopor® Amigo disponibilizando a sua infraestrutura e o seu know-how, através da gestão do projeto efetuada pela Macnica DHW. Serão testadas a comunicação da campanha, o tamanho, formato e identidade visual dos PEVs, a mecânica do recolhimento e destinação do material.

Schmidt complementa que no Perini City Lab poderemos responder a questões “Funciona ou não funciona?”, “Onde estão as dificuldades e onde estamos acertando?”. A partir deste teste beta, o Projeto Isopor® Amigo pode ser empacotado e escalado para além do ambiente controlado pelo Perini. “A ideia é que, futuramente, seja ampliado para outras cidades e estado”, finaliza.

 

 

Compartilhar

Posts relacionados

Deixar um comentário