Ecomondo Forum, Ilha de Reciclagem Automotiva,Seminário Técnico da ABIOGAS, entre outros eventos paralelos, vão oferecer conteúdos qualificados para os profissionais do setor

 Entre os dias 21 e 23 de maio, no São Paulo Expo, a Ecomondo Brasil 2019 realizará diversos eventos paralelos que proporcionarão aproximações produtivas entre visitantes e expositores, com espaços para muito network e troca de informações. O objetivo é mostrar soluções e tendências do mercado ambiental por meio de palestras técnicas dirigidas, explanações de curta duração, e abertas ao público do evento.

“Com a proposta de mostrar que é possível transformar o passivo ambiental em ativo por meio de seus expositores, toda essa programação diversificada de palestras e debates também atendem ao principal objetivo da feira, de que sejamos o ponto de encontro do setor ambiental neste primeiro semestre”, declara Luiz Fernando Pereira, Project manager da Ecomondo Brasil.

Confira alguns dos principais eventos:

 ExpoBiogás vai apresentar o potencial do biogás e Seminário Técnico

O mercado em prol das energias renováveis no Brasil está em desenvolvimento contínuo. O potencial para o mercado do biogás, por exemplo, é um dos mais promissores. Conforme divulgado pela Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), no V Fórum do Biogás, realizado entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2018, em São Paulo, novas fontes de matéria-prima foram consideradas pelo setor de biogás e biometano.

Segundo a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), além de preencher o gap de três anos de atualização, foram incluídas outras fontes que antes não foram consideradas, como palha de milho e de soja. Atualmente, o setor sucroenergético é a grande promessa para o biogás, com potencial para gerar 41 bilhões de m³/ano. Em seguida, vem a agroindústria com 38 bilhões e saneamento com 4 bilhões. No total, conforme os resultados do fórum, o Brasil poderia produzir 82 bilhões de m³/ano.

Para destacar e divulgar o potencial e importância desse mercado, por meio do fomento de novos negócios e capacitação especializada, uma área especial dentro da Ecomondo Brasil vai trazer o que há de mais moderno no mercado de biogás.

Seminário Técnico ABIOGÁS

Desenvolvido em parceria com a Abiogás, além da exposição de soluções, a ExpoBiogás vai apresentar o Seminário Técnico da Abiogás. Com o tema: “Do pequeno ao grande produtor: Modelos de negócio para a nova geração do biogas”, serão realizadas palestras com profissionais e pesquisadores da área discutindo os mais diversos modelos de negócios para a produção e disseminação do biogás.

O evento será realizado no dia 23 de maio, das 9h às 18h. Inscrições e informações em http://twixar.me/8xQK

 Ilha da Reciclagem automotiva mostra benefícios socioambientais deste novo mercado

Um dos principais pilares da Ecomondo Brasil em 2019 é a Reciclagem Automotiva. As perspectivas de Eduardo Santos, coordenador técnico da Ilha da Reciclagem Automotiva, para esta edição são excelentes, pois a ideia é estimular o público a entender as diferenças dos tipos e peças disponíveis no mercado e que não estão sendo ofertadas só peças novas genuínas ou novas paralelas, mas também as peças usadas com procedência (usada original), remanufaturada (original remam) e a recondicionada (original usada) possibilitando mostrar o que cada uma delas representa dentro desse mundo de reaproveitamento de autopeças sustentado por leis federal e estadual, rastreáveis legalmente, com origem comprovada e sustentável ecologicamente, além de ser economicamente viáveis aos usuários o que permite várias opções de escolha com preços acessíveis.

“Dessa maneira pretendemos apresentar durante a exposição, de forma simples e objetiva, ao consumidor final as possibilidades de aquisição de autopeças; aos investidores um mercado promissor que vem crescendo e se regulamentando; e ao setor de usados o apoio às ideias de inovação e novos negócios”, aponta Santos.

Luiz Nassif, presidente do Instituto Nacional de Reciclagem Automotiva (Inra), principal parceiro da Ecomondo Brasil nesta área, reitera que o evento vai proporcionar a troca de ideias e mostrar os avanços que estão acontecendo em torno do seguro popular, por exemplo, uma vez que só 29% da frota circulante é segurada, os outros 71% não tem nenhum respaldo técnico, sujeito a todos os tipos de irregularidades e ilegalidades existentes neste mercado.

“Portanto, o objetivo da Ilha da Reciclagem Automotiva é mostrar todo o processo de regularização que estamos ajudando a construir no Brasil e, especialmente, os benefícios que a reciclagem automotiva pode proporcionar, por meio do engajamento dos seus atores em prol de ações ambientais e sociais que trazem, entre inúmeros objetivos, novas oportunidades para a geração de postos de trabalho, aumento da renda e, consequentemente, melhorias socioambientais para a sociedade no geral”, declara.

Programação do Ecomondo Fórum vai debater temas de interesse da iniciativa privada, poder público e sociedade

 Em sua primeira edição no Brasil, a Ecomondo Brasil traz o Fórum Internacional de Soluções Sustentáveis. Um evento com a curadoria de um Comitê Científico, coordenado por Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, especialista em Cidades Sustentáveis e Inteligentes, formado por renomados acadêmicos, profissionais da iniciativa privada e de entidades corporativas com significativa atuação em prol da sustentabilidade.

No dia 22 de maio, o Ecomondo Forum reunirá especialistas de renome para discutir os temas mais relevantes do momento na gestão sustentável, com foco em logística reversa de resíduos e inovação no ambiente urbano. Com este conteúdo, a proposta é fomentar a reflexão, iniciativas e, principalmente, sustentar a tomada de decisão de gestores públicos e privados de todo o Brasil.

A palestra magna traz Ricardo Young, empresário e professor, que integra o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, para abordar “Os desafios da Gestão Sustentável”. No 1º painel, o tema “Gestão de resíduos: interface dos municípios com a Logística Reversa”, conta com Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP; Rogério Menezes, presidente da Anamma – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente; e mediação de Carlos Silva Filho, presidente da Abrelpe e vice-presidente do ISWA – The International Solid Waste Association. O 2º painel será sobre “Inovação no Ambiente Urbano: Construção e Uso Sustentável”, apresentado por Marcelo Gomes, representante do Projeto Cidade Criativa – Pedra Branca (SC), e Cláudio Nascimento, diretor de Tecnologia de Olinda (PE), com mediação de Tatiana Tucunduva P. Cortese, Pesquisadora de Pós Doc da USP, no IEA e docente da UNINOVE.

Tatiana Tucunduva acredita que os palestrantes convidados poderão dar aos participantes do fórum excelentes contribuições, uma vez que o Comitê Científico teve a preocupação de, em cada painel, elaborar uma configuração na qual todos os atores da sociedade estejam representados. “Para fomentar os debates após as apresentações, os mediadores são profissionais que se destacam nas áreas específicas de cada painel, visando colaborações efetivas”, salienta.

As vagas são limitadas e as inscrições, com desconto no 1º lote, podem ser feitas até 10 de maio no  link:

https://ecomondobrasil.com.br/forum/