Durante a realização da Ecomondo Brasil, no mesmo espaço de exposições, a Expo São Paulo, ocorre simultaneamente a Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia, que traz as inovações tecnológicas de empresas expositoras, além de reunir especialistas, profissionais da área e interessados nos diversos tipos de energia renovável disponíveis no mercado. De acordo com o diretor comercial da Cipa Fiera Milano e um dos principais organizadores do evento, Rimantas Sipas, a edição deste ano trouxe vários diferenciais.

 

“É a única feira que reúne todas as fontes de energias renováveis disponíveis no mercado em um evento só: a solar, a biomassa, a eólica e a hidráulica”, explicou. “Antes, tínhamos um evento fechado em uma única sala e, nesta edição, vamos realizar vários congressos divididos por assunto de interesse do público, ou seja, pelo tipo de energia.”

 

Segundo Sipas, estas pequenas, mas importantes modificações já surtiram efeito. A organização espera um incremento de ao menos 5% na participação de público em relação à edição do ano passado. E o número de empresas expondo na feira subiu em 2019 para 125.

 

Como nas edições anteriores, boa parte dos expositores da Ecoenergy participam do mercado de energia solar, que se tornou o pilar da exposição. Sipas afirma que a feira traz grandes novidades em captação e armazenamento desta variedade energética.

 

O executivo ainda celebrou a parceria entre Ecomondo e Ecoenergy, na sua visão, “feiras-irmãs”, uma vez que as duas ocorrem no mesmo espaço e período sem competir entre si. “A união dos dois esforços é boa para o mercado: os expositores têm relação entre si, podem criar networking e o maior beneficiado é o público, que consegue em uma visita só ver energia, meio ambiente, resíduos etc.”

A Ecomondo Brasil e a Ecoenergy acontecem até esta quinta-feira, 23 de maio, na São Paulo Expo.