Demonstrações sobre a Química Verde fazem parte das estações temáticas montadas no espaço interativo, na Avenida Paulista

 

O Conselho Federal de Química (CFQ) inaugurou, no dia 16 de junho, o Espaço Q, um cubo com 100 metros quadrados que tem no seu interior diversas atrações destinadas a mostrar ao público a importância da Química no desenvolvimento tecnológico e sua participação na garantia da qualidade de vida das pessoas. Instalada na calçada do Shopping Cidade São Paulo (Avenida Paulista, 1230) e parte das ações para comemorar o Dia do Profissional da Química, a instalação ficará aberta à visitação pública até o dia 30 deste mês. A entrada é gratuita.

As cores externas do cubo foram inspiradas no Bismuto, metal do grupo 15 da Tabela Periódica, que possui cristais metálicos e cores vibrantes, muito usado na fabricação de cosméticos. Pequenos exemplares desse cristal são mostrados logo na entrada do cubo. Além disso, a projeção de um holograma dá ao público uma visão ampliada do elemento. Estações temáticas dentro do cubo abordam os seguintes assuntos: Corpo Humano e Reações Químicas; Química Verde; Indústrias da Química; Profissionais da Química; e Alimentos e Bebidas.

Umas das atrações do local é a Tabela Periódica dos Objetos, ilustrada com símbolos e produtos conhecidos pela maioria das pessoas. Ao tocar nesses ícones, a tabela revela o principal elemento químico que faz parte daquela composição. Por exemplo, ao tocar no desenho de um interruptor elétrico, a tabela mostra que o principal elemento usado na fabricação desse item, presente em todas as residências, é o rutênio.

“Pela primeira vez, o CFQ vem às ruas para envolver a sociedade na comemoração do Dia Nacional do Químico. Decidimos levar conhecimento para onde o povo está”, disse José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do órgão. Segundo salientou, “é muito significativo que o Espaço Q esteja na Avenida Paulista, a que melhor representa as faces mais dinâmicas e inovadoras da economia brasileira. O Estado de São Paulo, por sua vez, é o principal centro industrial do país, reunindo a maior concentração de profissionais ligados à Química”.

A inauguração do Espaço Q integra o planejamento do CFQ para comemorar o 18 de Junho -Dia do Profissional da Química, cujas ações se complementam com as promoções do Momento Q – uma sequência de palestras promovidas em instituições de todo o País sob o tema “A química como protagonista no desenvolvimento do Brasil” – e o Prêmio CFQ Talentos, um evento comemorativo previsto para o dia 27 deste mês, em Brasília, que incluirá uma sessão de homenagens aos profissionais registrados há mais tempo no Sistema e aos coordenadores regionais das Olimpíadas Brasileiras de Química.