Visando proporcionar um debate construtivo e desafiador, simpósio internacional traz especialistas com experiências práticas e muita vontade de contribuir para proposta da Ecomondo Brasil

Logo_SISSMA 5A programação desta primeira edição do SISSMA – Simpósio Internacional de Soluções Sustentáveis para o Meio Ambiente, aprovada unanimemente pelos integrantes do Comitê Científico da Ecomondo Brasil, derivou de todas as discussões em pautas, sugestões recebidas e avaliações envolvendo as questões políticas, institucionais e socioambientais.

Dentro desse propósito, a palestra magna será proferida por Ricardo Young, empresário, professor e palestrante nos Temas Cidades Sustentáveis, Política e Complexidade, Liderança e Responsabilidade Empresarial e Economia Colaborativa. Articulador de Parcerias Públicos Privadas (PPPs), tecnologias sociais e gestão inovadora, Young foi vereador na cidade de São Paulo de 2013 a 2016 e atualmente integra o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, na cátedra de Cidades Globais.

A palestra de Young , que versará sobre “Os Desafios da Gestão Sustentável” foi analisada de forma que alinhasse com os temas dos outros dois painéis, que vão tratar da Gestão de Resíduos e Sustentabilidade no Ambiente Urbano, e vincule com os diversos programas que já estão acontecendo no País, como é o caso do Programa das Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da USP, o qual tem várias linhas de pesquisas e uma delas que mostra a complexidade do diálogo das políticas públicas com a iniciativa privada e a academia, mas, também, trazendo conceitos importantes, que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Cidades Sustentáveis e alguns exemplos de movimentos internacionais bem-sucedidos.

Também já estão confirmados os especialistas:

1º Painel – Gestão de resíduos: interface dos Municípios com a Logística Reversa

Anicia Pio – Gerente do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Carlos Silva Filho – Diretor Executivo da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, vice-presidente da ISWA – International SolidWasteAssociation.

2º Painel – Inovação no Ambiente Urbano: Construção e Uso Sustentável

Patrícia Cavalcanti Philippi – Engenheira Civil, responsável pela Gestão de Engenharia e coordenadora de projetos do empreendimento Pedra Branca – Cidade Criativa, na cidade de Palhoça (SC).

Claudio Nascimento – Diretor de Tecnologia do município de Olinda (PE), vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, conselheiro do Porto Digital em Recife e representante da OASC – Open &AgileSmartCities no Brasil.

“Com esse viés chegamos numa grade com espaço para cada especialista falar sobre sua visão e experiência e, que, especialmente, proporcione a oportunidade para que os debates entre eles e a plateia sejam direcionados pelos mediadores para algo construtivo, desafiador e diferenciado”, informou Tatiana Tucunduva, presidente do Comitê Científico da Ecomondo Brasil.

O SISSMA acontece no dia 26 de junho, das 13h as 19h30. Todos os painéis contarão com debates entre o público e os palestrantes.

Nos dias 27 e 28 os visitantes da Ecomondo Brasil 2018 também terão a oportunidade de participar de diversos eventos paralelos, como os pocket cursos promovidos pela Abrelpe; a Ilha da Reciclagem Automotiva, organizada pelo Inra – Instituto Nacional de Reciclagem Automotiva; o palco de inovações composto por conteúdos ligados ao mercado de biogás, resíduos de construção civil, startups, pesquisas acadêmicas, etc. “Estamos organizando um espaço democrático, com o objetivo de mostrar conteúdos e iniciativas que vão somar para os objetivos da feira”, declarou Renato Cordeiro, project manager da Ecomondo Brasil.