Pela primeira vez no país, evento vai trazer demonstrações, palestras e debates sobre o cenário atual e as perspectivas do setor, como forma de alavancar discussões na cadeia produtiva.

A Ecomondo Brasil – Feira e Simpósio Internacional de Soluções Sustentáveis para o Meio Ambiente, promove, entre os dias 26 e 28 de junho de 2018, um espaço exclusivo para o mercado de reciclagem automotiva. O tema vem sendo discutido há muito tempo, sempre no âmbito dos governos federal, estadual ou municipal, na forma de leis que foram criadas para tentar regulamentar o setor.

Para Eduardo Santos, coordenador técnico da Ilha da Reciclagem Automotiva, nunca tivemos no Brasil um encontro com essa expressão, que pudesse colocar o público diante de um evento que proporcione debates, palestras e apresentações dirigidas ao mercado consumidor e também de setores, como seguros, indústria automotiva, entidades classistas e governo. “Dessa forma, pela primeira vez, o setor de reciclagem automotiva terá um evento que possa apresentar para a sociedade o seu valor no mercado ambiental”, destaca.

Por ser o primeiro evento nesse modelo, realizado em parceria com o INRA – Instituto Nacional de Reciclagem Automotiva, Santos aposta que vai criar uma interatividade entre o público e as empresas. “Essa aproximação deverá ajudar muito no desenvolvimento futuro das empresas de desmontes, favorecendo o acesso as tecnologias, a novos negócios, entender um pouco mais o que cada setor quer e que está ligado direta ou indiretamente aos desmontes, que possam trocar informações e, até mesmo, gerar novos negócios”, salienta o consultor.

As expectativas dos organizadores são as melhores possíveis. “Sabemos que apesar da regulamentação do setor já estar em prática há três anos, ainda é tudo muito novo, todos estão tentando entender o que se passou e o que virá no futuro. Por isso, acredito que o evento irá suprir uma lacuna e servirá para atrair a indústria a pensar diferente;bem como levar a cadeia automotiva a enxergar novas possibilidades;as seguradoras a evoluírem no modelo de seguro e o governo a auxiliar na evolução das leis, que ajudem no bom andamento do setor e da sociedade”, observou Santos.

Para saber mais sobre as novidades da Ilha de Reciclagem Automotiva, acesse o site www.ecomondobrasil.com.br