Evento-Fiemg-BHEm conjunto com a apresentação do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016, da Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos, a equipe da Expo Estratégia participou de um evento na sede da Fiemg – Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais, dia 27 de novembro, em Belo Horizonte, MG, para anunciar a realização da Ecomondo Brasil 2018 – Feira e Simpósio Internacional de Soluções Sustentáveis para o Meio Ambiente. O encontro deu início à série de Road Shows que percorrerá o Brasil levando informações sobre a exposição internacional e seus eventos paralelos.

A abertura foi conduzida por Marcos Vinícius Rocha Savoi, presidente do Sindilurb – Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização do Lixo em Minas Gerais, que destacou a parceria com a Abrelpe e a Ecomondo Brasil para demonstrar a importância desses encontros para promover a inter-relação entre as diversas organizações e profissionais que militam no setor de meio ambiente.

Representando a Abrelpe, Odair Luiz Segantini, contou um breve histórico sobre o desenvolvimento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, elaborado anualmente desde 2003, destacando que é um trabalho patrocinado pelas empresas associadas à entidade com o objetivo de conhecer, entender e identificar a situação dos resíduos em todo o país. “É um importante referencial do setor e, por isso, é considerado um excelente instrumento para alinhar o planejamento dos planos de resíduos em nível nacional”, mencionou Segantini com a apresentação de dados em nível nacional, além dos específicos sobre o Estado de Minas Gerais.

A Ecomondo Brasil foi apresentada por Giulio Rossi, diretor da Expo Estratégia, que deu detalhes sobre os objetivos e propostas da edição que acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho de 2018. Segundo ele, a grande vantagem é que a Ecomondo Brasil traz a expertise da Ecomondo Itália, exposição com 150 mil m2, realizada em Rimini e que é considerada uma das maiores do mundo. “No Brasil, estamos desenvolvendo sua versão tropicalizada para falar de problemas brasileiros e apontar os caminhos para resolvê-los, pois nosso objetivo é vir a ser a casa do setor de sustentabilidade no Brasil”, observa.

À exemplo do evento em BH, Rossi informou que a Ecomondo Brasil irá mostrar as soluções, discutir as tecnologias e as tendências visando ajudar os diversos setores socioeconômicos a resolverem e evitarem os problemas ambientais. “Com essa proposta, temos dois pilares principais nessa edição de 2018: Resíduos e Energia. E vamos ter também um foco na Reciclagem Automotiva, um tema com grande potencial de negócios no mercado brasileiro”, destaca.

Como resultado dessa primeira apresentação em Belo Horizonte, que contou com uma interatividade muito positiva do público participante, os próximos Road shows já estão agendados para acontecerem nos dias 26 de fevereiro, em Porto Alegre, RS; 26 de março, em Campinas, SP; e 7 de maio, em Campo Grande, MT.